Já faz um tempo que eu exercito a costura copta, aliás, a minha preferida :) Sempre estou atenta aos detalhes da costura e à todas as possibilidades que ela oferece. Muy bien, há pouco tempo experimentei a costura copta com 4 agulhas (também conhecida como "coptic with paired needle") e achei o resultado muito legal, contudo, resolvi comparar as duas formas de costura para observar suas diferentes e decidir a minha preferida. Compartilho aqui com vocês as principais diferenças que observei, tentei fotografar em detalhes, assim fica mais fácil de visualizar.
Aqui estão os quatro livrinhos costurados, em dois deles fiz a costura copta com 1 agulha e em dois fiz a costura copta com 4 agulhas.
A principal diferença está na última correntinha. Na foto acima o livrinho foi costurado com 4 agulhas, por isso a última correntinha é exatamente igual as outras, perfeitinha, já que as agulhas trabalham em pares simultâneos, assim, não é preciso fazer o retorno, como no caso da copta com apenas uma agulha. Vale lembrar que nesse método o número de furos precisa ser sempre par, dois, quatro, seis...etc e serão usadas tantas agulhas quantos furos houverem (sim, você vai parecer um polvo tentando manusear todas essas agulhas ao mesmo tempo!)
Quando costurado com 4 agulhas, o lado de dentro fica assim (foto acima) , já que as agulhas não percorrem todos os furos.
Nessa outra foto o caderno foi costurado com apenas uma agulha, é essa agulha que percorre todos os furos do caderno, do lado de dentro e de fora, formando a costura copta. Repare que a correntinha é mais alongada do que as outras, isso porque a agulha faz o retorno e continua a percorrer os cadernos. Nesse caso você você fazer quantos furos quiser, inclusive quantidades ímpares :)
Já do lado de dentro, como a agulha percorre todo o caderno, o resultado é esse aqui:
Voilá, eu já tenho a minha costura preferida, e vocês?