quinta-feira, 21 de abril de 2011

Book Lover





Sempre adorei livros, de uns anos pra cá minha vida se tornou cada vez mais rodeada deles, livros de literatura, de antropologia, de quadrinhos, crafts, encadernação e costuras... enfim, os livros são caixas cheias de aprendizado, de pensamentos e de idéias novas.
Algumas pessoas me perguntam onde aprendi a encadernação artesanal e me pedem referências de cursos, a verdade é que nunca fiz um curso formalmente, mas experimentei (e errei) muito, aprendo assim: conversando com amigos (que costuram ou encadernam), pesquisando na internet, olhando dicas em revistas e, principalmente, através de livros (meu método preferido). Esses são alguns novos que me ensinarão coisas divertidas e diferentes. Divido aqui com vocês e falo um pouco sobre cada um, valem muito a pena pra quem quer aprender dicas básicas de encadernação ou técnicas mais avançadas, veja só:

1) Re-bound: perfeito para quem quer se inspirar, utiliza materiais reciclados e inusitados para fazer livros incríveis, exige um pouco de conhecimento em encadernação pois o passo-a-passo não é tão detalhado, mas é uma fonte ótima para novas idéias, formatos e técnicas.

2)Book Craft: ideal para quem está começando na técnica de encadernação artesanal. Tem técnicas bem explicadas com desenhos e fotos, ensina técnicas básicas que normalmente não usam costura aparente, perfeito pra iniciantes.

3)Making Handmade Books: Meu preferido! No passado ele foi editado em dois volumes, o primeiro com técnicas mais básicas e o segundo mais avançadas. Agora todas essas técnicas estão em um único volume. Muita costura copta, codex e diversas técnicas para álbuns e costuras aparentes, um livrão!

Bom feriado à todos, e boas encadernações!

3 comentários:

  1. Super legal Magda !!! Vou procurar em livrarias por aqui, será que encontro algum ???
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria!
    Acho que encontra na livraria cultura (inclusive pela web) boas opções são a amazon.com e o book depository, beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu juro que namorava esses 3 livros e nunca me decidi por qual comprar!! Muito obrigada pelas dicasss! Já vou procurar esse terceiro que pelo que entendi é o mais diversificado! =D

    ResponderExcluir