terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre quadrinhos e expressividade

Muy Bien, como disse, cada um desses livrinhos tem uma inspiração interessante que vou dividir com vocês por aqui. Começo pelos Peanuts e pela minha (um pouco tardia) apreciação da arte dos quadrinhos. Sempre gostei de tirinhas, entre elas o Peanuts estava na minha lista de mais lidos, porém sempre atrás da minha preferida Mafalda (rsrsrs). Contudo, de uns tempos pra cá eu descobri um mundo totalmente novo dos Cartoons, explico porquê: nunca gostei muito de história em quadrinhos, elas sempre tinham muitos desenhos e pouco texto e o conteúdo das histórias, em geral, não me agradava. Contudo, recentemente conheci os incríveis-e-maravilhosos quadrinhos autobiográficos, ou seja, são histórias reais e documentais contadas através de desenhos/ilustrações e muito pouco (ou nenhum) texto, ou seja, elas são um modo potente de auto-expressão desses artistas e apresentam um relato sincero, expressivo e emocionante desses personagens-pessoas, os quais dificilmente seriam alcançados somente por meio do texto. Assim, caí perdidamente por esse gênero literário (super expressivo e apaixonante) e aproveito para recomendar a leitura de alguns dos meus preferidos aqui.
Começo por FUNHOME, um livro belíssimo e super sincero sobre a sexualidade, ARRUGAS e CALLES DE ARENA (ambos do español Paco Roca), são ficções baseadas na história de vida do autor; RETALHOS (um dos meus preferidos) onde Craig descreve (ou melhor, desenha) seu processo de amadurecimento seus questionamentos sobre a vida e a religião; Là oú vont nos péres é francês e não possui texto algum, a história sobre diferença e alteridade é contada somente através de desenhos, uma experiência única de observação e pensamento; e por últimoLa Parenthèse (que estou lendo atualmente) uma história triste de uma desenhistas que descobre ter um câncer e vê sua memória desaparecer aos poucos... enfim, os quadrinhos me conquistaram de vez!






2 comentários:

  1. Que legal suas dicas de quadrinhos.
    Recomendo também, caso não conheça: Calvin and Hobbes, de Bill Watterson.
    Tenho quase todos, adoro!
    Gosto do seu blog, sempre com informações interessantes...

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, que legal, também adoro Calvin :) um beijo grande, Magda.

    ResponderExcluir